UM CAMINHO PARA FORMAR NOVOS LEITORES
Coordenadoria Estadual de Educação:
9ª CRE
Município:
Cruz Alta - RS
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda
Direção:
Direção:
Liz Marla Ribas Radaelli
Supervisão:
Carmen Jacira Barasuol
Jaqueline Pinheiro
Neidi Lopes
Responsáveis:
Responsáveis:
Maria Elena Vizzotto
Maria Elizabeth Fagundes Fonseca
Público alvo:
Maria Elizabeth Fagundes Fonseca
Público alvo:
Alunos dos Anos/Séries Iniciais
Período:
Período:
Ano Letivo 2009
Tema
Histórias Infantis:
Um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem formando futuros leitores.
Justificativa
Justificativa
O imaginário da criança é estimulado através da Literatura Infantil, a qual proporciona um melhor conhecimento do mundo a que faz parte o educando e encontra-se inserido, é através do estabelecimento de relações entre o real e o imaginário que a criança cria laços de afetividade com o grupo o que possibilita a construção de habilidades que favorecerão a aprendizagem e o processo de alfabetização.
O uso de Histórias Infantis é arte, sonho, criatividade e imaginação que favorece a livre expressão. Exploram sentimentos, hábitos, atitudes e a cooperação na formação de conceitos, ampliam-se os saberes de maneira lúdica e prazerosa.
A educação de qualidade passa por ações conjuntas entre escola, família e sociedade, faz-se necessário às relações interpessoais neste contexto.
Com este sentido justifica-se esta intencionalidade pedagógica que visa auxiliar na construção prazerosa de saberes aliados ao uso de Histórias Infantis.
O uso de Histórias Infantis é arte, sonho, criatividade e imaginação que favorece a livre expressão. Exploram sentimentos, hábitos, atitudes e a cooperação na formação de conceitos, ampliam-se os saberes de maneira lúdica e prazerosa.
A educação de qualidade passa por ações conjuntas entre escola, família e sociedade, faz-se necessário às relações interpessoais neste contexto.
Com este sentido justifica-se esta intencionalidade pedagógica que visa auxiliar na construção prazerosa de saberes aliados ao uso de Histórias Infantis.
Objetivo Geral
O objetivo primordial deste projeto é satisfazer as necessidades dos alunos dos ano/séries iniciais, motivar para a leitura, de forma que as crianças encarem este ato como um momento agradável, uma forma de prazer. As atividades propostas pretendem estimular a elaboração de produtos que apelem para: a vertente escrita e oral, e a interdisciplinaridade com outros conhecimentos.
Objetivos Específicos
O Projeto “Hora do Conto“, com acompanhamento e suporte das bibliotecárias, surgiu com os seguintes objetivos:
• Resgatar o momento de ouvir histórias;
• Despertar o gosto e interesse pela leitura;
• Resgatar a auto-estima dos alunos;
• Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;
• Oportunizar aos alunos momentos de expor suas idéias, suas preferências e seus valores.
• Resgatar o momento de ouvir histórias;
• Despertar o gosto e interesse pela leitura;
• Resgatar a auto-estima dos alunos;
• Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;
• Oportunizar aos alunos momentos de expor suas idéias, suas preferências e seus valores.
Metodologia
A escolha de contos/histórias não obdece a nenhum critério, obedece apenas à vontade de partilhar, uma ideia, um conceito, um valor espiritual ou um desassossego do grupo ou do contador.
A relevância desta iniciativa, assenta na narrativa e animação pedagógica e caracteriza-se por diversos aspectos:
- a possibilidade de conhecer, imaginar, construir e contar histórias;
- a oportunidade de compreender o outro e o que nos rodeia;
- a oportunidade de conhecer autores de várias sensibilidades e geografias;
- a oportunidade de trocar e valorizar a comunicação oral entre os pais e as crianças e a sabedoria popular, raízes dos contadores de histórias e, por fim, valorizar as histórias de autores de língua portuguesa como suporte da animação do livro e da leitura.
As atividades propostas na Hora do Conto, deverão ser planejadas semanalmente nas reuniões pedagógicas e visam dinamizar e animar um conto ou uma pequena história, que servirá de base para propor a realização de trabalhos.
Com estas atividades pretende-se estimular a expressão criativa dos alunos e apelar para a participação de todos, incluindo as crianças com maiores dificuldades de aprendizagem.
A relevância desta iniciativa, assenta na narrativa e animação pedagógica e caracteriza-se por diversos aspectos:
- a possibilidade de conhecer, imaginar, construir e contar histórias;
- a oportunidade de compreender o outro e o que nos rodeia;
- a oportunidade de conhecer autores de várias sensibilidades e geografias;
- a oportunidade de trocar e valorizar a comunicação oral entre os pais e as crianças e a sabedoria popular, raízes dos contadores de histórias e, por fim, valorizar as histórias de autores de língua portuguesa como suporte da animação do livro e da leitura.
As atividades propostas na Hora do Conto, deverão ser planejadas semanalmente nas reuniões pedagógicas e visam dinamizar e animar um conto ou uma pequena história, que servirá de base para propor a realização de trabalhos.
Com estas atividades pretende-se estimular a expressão criativa dos alunos e apelar para a participação de todos, incluindo as crianças com maiores dificuldades de aprendizagem.
Avaliação
Na "Hora do Conto" dinamizamos obras aconselhadas pelo Plano Nacional de Leitura, realizando posteriormente a sua avaliação através de fichas de leitura, trabalhos de grupo, trabalhos de expressão plástica combinadas com a professora da turma, e podem também apoiar na exploração de obras que estejam sendo abordadas na sala de aula.
A avaliação será realizada de forma sistemática através da constatação da satisfação dos alunos a cada encontro.
“ Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida”.
PROJETO SALA DIGITAL
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
DR. GABRIEL ÁLVARO DE MIRANDA
Coordenadoria de Educação
9ª CRE
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
DR. GABRIEL ÁLVARO DE MIRANDA
Coordenadoria de Educação
9ª CRE
Município
Cruz Alta - RS
Direção
Liz Marla Ribas Radaelli
Supervisão
Carmen Jacira Barasuol
Jaqueline Pinheiro
Neidi Lopes
Orientadoras da Sala Digital
Janaína Gayger Vaz
Sônia Sarai Prado Kronbauer
Público alvo
alunos, professores e servidores da escola
Período
ano letivo 2009
Justificativa
Direção
Liz Marla Ribas Radaelli
Supervisão
Carmen Jacira Barasuol
Jaqueline Pinheiro
Neidi Lopes
Orientadoras da Sala Digital
Janaína Gayger Vaz
Sônia Sarai Prado Kronbauer
Público alvo
alunos, professores e servidores da escola
Período
ano letivo 2009
Justificativa
A Escola E.E.F. Dr. Gabriel Álvaro de Miranda vem fazendo um grande esforço para levar aos seus alunos os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), considerando que estes são parceiros fundamentais para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a necessidade da apropriação do conhecimento com vistas às inovações tecnológicas. Percebe-se que através das atividades com elementos diversificados e estimuladores é que se evidenciam situações significativas de aprender a aprender, de trocas, de retomadas, de antecipações e simulações, tornando-se assim, alternativas de aprendizagem de acordo com o ritmo e progresso individual. Neste sentido, o uso de recursos audiovisuais como Computador, TV, DVD e Data Show são algumas das tecnologias que se pretende disponibilizar em ambiente próprio na escola. Esses recursos serão usados tanto para apoiar as atividades em sala de aula e na Sala Digital, como para levar aos professores e direção das escolas programas de capacitação e atualização profissional, bem como a divulgação das atividades e do material produzido na escola, fazendo-se necessário a presença de um responsável para coordenar a utilização deste ambiente.
Objetivo Geral
Possibilitar uma nova abordagem dos conteúdos e das atividades escolares, atualizando os enfoques e ampliando os recursos pedagógicos, com o uso de uma sala-ambiente para Computador, TV, DVD e Data Show.
Objetivos Específicos
· Sensibilização e capacitação dos professores para a formação de leitores da rede e para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola (tv/vídeo, textos, Internet, computador, data show), ampliando os processos existentes na sua prática pedagógica, contribuindo de forma significativa na construção do conhecimento nas diversas áreas do conhecimento.
· Elaboração de um cronograma de utilização da sala digital que atenda a todas as turmas.
· Organização das ações pedagógicas da sala digital, com seus coordenadores, professores e equipe pedagógica e diretiva da escola, respeitando o calendário escolar e a Proposta Pedagógica da escola.
· Introdução de noções teóricas e práticas de informática, com referência a Internet e o uso do computador.
· Mudança de postura, reflexões contínuas sobre a prática pedagógica.
· Contribuição para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
· Criação de um ambiente de aprendizagem e de espírito investigativo.
· Estímulo do uso da Internet como espaço de informação e conhecimento, verificando a possibilidade de desenvolver, com o uso da Internet, ações interdisciplinares.
· Aquisição das ferramentas básicas para a alfabetização e o aperfeiçoamento da leitura, escrita e dos conceitos matemáticos, sendo um fator de motivação, através de softwares e jogos educativos.
· Elaboração de um cronograma de utilização da sala digital que atenda a todas as turmas.
· Organização das ações pedagógicas da sala digital, com seus coordenadores, professores e equipe pedagógica e diretiva da escola, respeitando o calendário escolar e a Proposta Pedagógica da escola.
· Introdução de noções teóricas e práticas de informática, com referência a Internet e o uso do computador.
· Mudança de postura, reflexões contínuas sobre a prática pedagógica.
· Contribuição para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
· Criação de um ambiente de aprendizagem e de espírito investigativo.
· Estímulo do uso da Internet como espaço de informação e conhecimento, verificando a possibilidade de desenvolver, com o uso da Internet, ações interdisciplinares.
· Aquisição das ferramentas básicas para a alfabetização e o aperfeiçoamento da leitura, escrita e dos conceitos matemáticos, sendo um fator de motivação, através de softwares e jogos educativos.
Metodologia
Interligar os espaços da escola na Sala Digital, além de ser uma alternativa para solucionar o problema de contingente de alunos por turma em função do número de equipamentos, será também uma maneira de melhorar a eficácia da aprendizagem, podendo também ser utilizada pelos servidores da Escola para pesquisa. Através de ações e projetos interdisciplinares, envolvendo professores e alunos, se efetivará o estímulo à dinamização da prática cotidiana, favorecendo a melhoria significativa da educação. Nesse sentido, o professor precisa ter acesso à informação e à formação contínua para incorporar as novas tecnologias e para melhor planejar e avaliar, assumindo o papel de grande incentivador na busca do conhecimento.
Assim, a proposta de reestruturação desse espaço implica numa reestruturação do fazer pedagógico, visando não apenas a integração das tecnologias da Informação e comunicação, mas também a integração dos espaços mediáticos, ou seja, da Biblioteca com a Sala Digital, para melhor atender nossos alunos na busca do conhecimento, promovendo a construção de um ambiente propício à formação de leitores e produtores de textos de forma aconchegante e prazerosa. Assim, torna-se espaço de produção, pesquisa e recriação para professores, alunos e servidores, atendendo nos três turnos de funcionamento da escola e disponibilizando horários para os professores desenvolverem suas aulas referentes aos conteúdos trabalhados e horários para pesquisas de alunos e servidores.
Assim, a proposta de reestruturação desse espaço implica numa reestruturação do fazer pedagógico, visando não apenas a integração das tecnologias da Informação e comunicação, mas também a integração dos espaços mediáticos, ou seja, da Biblioteca com a Sala Digital, para melhor atender nossos alunos na busca do conhecimento, promovendo a construção de um ambiente propício à formação de leitores e produtores de textos de forma aconchegante e prazerosa. Assim, torna-se espaço de produção, pesquisa e recriação para professores, alunos e servidores, atendendo nos três turnos de funcionamento da escola e disponibilizando horários para os professores desenvolverem suas aulas referentes aos conteúdos trabalhados e horários para pesquisas de alunos e servidores.
Avaliação
A avaliação será realizada de forma sistemática através da observação e acompanhamento do uso da Sala Digital e da satisfação daqueles que usufruem desse espaço.
" O principal impacto de nossa presença, onde quer que estejamos, consiste nas atitudes que tomamos."
" O principal impacto de nossa presença, onde quer que estejamos, consiste nas atitudes que tomamos."
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